• Francofonia

Projeto Pedagógico Novo (255)


A nova matriz curricular do curso de Letras com Letras: Português e Francês terá a sua carga horária ampliada por conta da criação de novos componentes e acréscimo de atividades curriculares relacionadas aos três núcleos estruturantes. Esse aumento da carga horária do curso não comprometeu a sua integralização em oito semestres ou quatro anos, continuando a permitir uma distribuição equitativa da carga horária por semestres.

Segundo a Resolução CNE nº 2/2015:

 

Os critérios de organização da matriz curricular, bem como a alocação de tempos e espaços curriculares, se expressam em eixos em torno dos quais se articulam dimensões a serem contempladas, como previsto no artigo 12 desta Resolução.


A resolução do CNE Nº 2/2015 recomenda que os cursos de licenciatura tenham

 

[...] no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestre ou 4 (quatro) anos, compreendendo: I – 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, distribuídos ao longo do processo formativo; II – 400 (quatrocentas) horas dedicados ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica [...] III – pelo menos 2.200 (duas mil e duzentas) horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II [...] III – 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes [...].

 

A referida resolução não estabelece a carga horária máxima para os cursos de licenciatura, nem o máximo de tempo para a sua integralização. Contudo, em seu Artigo 15, trata dos cursos de segunda licenciatura, indicando o acréscimo de, no mínimo, 800 (oitocentas) horas na carga horária, sendo 300 (trezentas) horas destinadas para o estágio curricular supervisionado.

No caso do Curso de Letras: Português e Francês, as alterações que se propõe, em sua nova matriz curricular, correspondem num acréscimo de 840 (oitocentos e quarenta) horas, distribuídas entre as práticas de ensino e o estágio curricular supervisionado. Diante do exposto, o curso terá o seu período mínimo de integralização em oito semestres ou quatro anos, com a carga horária total de 4.025 (quatro mil) horas.

Clique aqui para conhecer a nova grade curricular do curso!
Recomendar esta página via e-mail: